AÇO FASTCOOL® 50

FASTCOOL® 50 é uma nova classe de aço para ferramentas de trabalho a quente. Pertence à família de aços de alta condutibilidade térmica.

FASTCOOL® 50 é fornecido no estado recozido com a dureza ~280HB. Após tratamento térmico apresenta uma dureza típica de trabalho de 44-53 HRc. É um aço com uma condutibilidade térmica de 50 W/m.K.

Aplicações
Matrizes | Zonas moldantes | Balancés | Buchas
Cavidades | Postiços | Elementos móveis | Extractores

Alta condutibilidade térmica | Boa maquinabilidade | Excelente polimento
Elevada resistência ao desgaste | Óptima temperabilidade

Contacte-nos

Consulte Mais informação

FASTCOOL® 50 foi especialmente projectado para apresentar elevada condutibilidade térmica de 50 W/m.K e alta dureza a custos reduzidos.

É particularmente vantajoso para moldes, elementos e ferramentas para aplicações como, estampagem a quente moldagem por injecção de plástico bem como outras aplicações onde a combinação de condutibilidade térmica elevada e resistência ao desgaste são particularmente vantajosas.

A configuração da microestrutura do FASTCOOL® 50 resulta de uma abordagem revolucionária na adaptação das propriedades do material da ferramenta ao conciliar condutibilidade térmica e resistência ao desgaste muito altas.

FASTCOOL® 50 foi desenvolvido em resposta à procura do mercado por aços de ferramenta de alta condutibilidade térmica e elevada dureza com boa relação custo-benefício.

FASTCOOL® 50 é fornecido no estado recozido com uma dureza de ~280HB.

FASTCOOL® 50 é uma inovação disruptiva em aços de ferramenta para trabalhos a quente, apresentando alta resistência ao desgaste e condutibilidade térmica muito alta combinada com óptima temperabilidade.

Soldadura
Deve tomar atenção quando soldar uma zona de trabalho em que a alta condutibilidade térmica e alta tenacidade devem ser mantidas na zona soldada.
. Recomenda-se o uso de consumíveis de soldadura FASTCOOL®.
. Se a soldagem for realizada entre o objecto a ser arrefecido e o meio de arrefecimento, toda a peça deve ser revenida duas vezes após a soldadura para restaurar as propriedades térmicas na área soldada.
. Para informações, consulte o nosso catálogo técnico de soldadura.

Polimento
Características exclusivas da microestrutura permitem níveis muito altos de polimento. É possível obter polimento óptico.

Maquinação
A maquinação do FASTCOOL® 50 é semelhante à de outros aços para ferramentas para trabalho a quente.
Durante o desenvolvimento do aço para ferramentas foi dada especial atenção a boa maquinação, reduzindo assim os custos de produção de ferramentas.

Tratamento Térmico
Como a maioria dos aços para ferramentas e outros aços especiais para ferramentas, os aços FASTCOOL® obtêm as suas propriedades mecânicas e físicas optimizadas por meio de um tratamento térmico correspondente, antes da maquinação final. FASTCOOL® 50 pode ser tratado térmicamente por meio de têmpera a óleo ou a vácuo.
As seguintes indicações fornecem uma directriz geral de tratamento térmico:
. Intervalo de dureza de trabalho após tratamento térmico 44-53 HRc

Têmpera(endurecimento)
Patamar de austenitização a 1040ºC
Arrefecimento em atmosfera controlada ( N2, He, ... ), óleo ou ar.

Revenido
Efectuar três ciclos de revenido imediatamente após têmpera, quando a peça tiver arrefecido até à temperatura ambiente.
Empresa acreditada pela Rovalma para efectuar tratamentos térmicos T.T.O. - Tratamentos Térmicos do Oeste

Ficha informativa
Dureza ( HB )
~280
Condutibilidade Térmica ( W/m.K )
50
Condições
Os valores apresentados nesta tabela são teóricos, devendo ser confirmados em caso de encomenda.
Referências específicas
Downloads

Também poderá gostar